neuropatia.jpg

N E U R O P A T I A  P E R I F É R I C A

Neuropatia periférica

Estima-se que mais de 2 milhões e brasileiros tenham alguma forma de neuropatia periférica.

A neuropatia periférica é uma condição que afeta os nervos do sistema nervoso periférico, que começa nos nervos que saem da medula espinhal e destinam-se para o corpo, geralmente às extremidades. Quando as conexões não funcionam bem devido à doença, lesão, medicamentos, deficiência de vitaminas ou inflamação, pode resultar na interrupção dos sinais entre o sistema nervoso central e extremidades. Os sintomas variam e podem incluir perda de força muscular, dormência ou formigamento, queimação, cãibras, rigidez, frio e mudanças nas sensações corporais (como a sensação do tato em nossas mãos ou pés). Uma das neuropatias periféricas mais reconhecíveis e notáveis ​​é no nervo ciático e a síndrome do túnel do carpo.

Embora a maioria desses problemas tenham uma apresentação leve, alguns podem resultar em função alterada significativa dos músculos, mudanças no controle na micção ou intestinal, e função sexual alterada. Conforme mencionado, muitas condições diferentes podem resultar na neuropatia periférica e cada uma com recomendações e protocolos de tratamento diferentes. Realizamos uma avaliação completa e um exame neurológico para identificar a causa do distúrbio neuropático, bem como a extensão e o tipo de lesão nervosa.

A neuropatia periférica é uma condição frequentemente associada ao diabetes, embora também possa ser causada por doenças autoimunes, tumores, desequilíbrios nutricionais ou infecções, podendo até ser hereditária.

Embora a quiropraxia possa potencialmente reduzir ou eliminar os sintomas e problemas associados à Neuropatia Periférica, a condição em si é um sinal de alerta de que outro grande distúrbio de saúde pode existir, e atenção médica deve ser procurada junto com atenção especial à dieta, exercícios e saúde geral e bem estar.