^
D o r c r o n i c a
Quiropraxia e dor cronica
^
A dor crônica pode ser considerada uma condição ou doença crônica não transmissível mantida por mal adaptações nociplásticas, motoras e psicossociais. A definição de dor crônica é dada àquela superior a três meses, independentemente do grau de recorrência, intensidade, e implicações funcionais ou psicossociais.
Estudos populacionais em adultos no Brasil revelam uma prevalência de dor crônica de aproximadamente 40%, causando maior limitação ao paciente e custo aos sistemas de saúde.
Os custos econômicos e sociais da dor crônica musculoesquelética são altos, possivelmente ultrapassando os custos dispendidos à pessoas com diabetes, cardiopatias e câncer. Dores musculoesqueléticas são o problema de saúde mais frequente na população entre 15 e 64 anos, constituindo a principal causa de aposentadoria precoce, a segunda causa de tratamento de longo prazo e a principal causa de incapacidade em grupos dessa faixa etária.

Por que quiropraxista?
Lombalgia (dor lombar) é a dor crônica mais comum, seguida por dor em joelho, ombro, cabeça, costas e pernas ou membros inferiores. Um estudo realizado em capitais brasileiras mostrou prevalências de 77% para dor na coluna; 50%, no joelho; 36%, no ombro; 28%, no tornozelo; 23%, nas mãos e 21%, na cervical.
Um estudo de 2018 publicado na JAMA Network Open está entre os mais recentes a avaliar os prós e os contras do tratamento quiroprático para a dor lombar. Os pesquisadores inscreveram 750 militares da ativa que reclamaram de dores nas costas. Metade foi designada, aleatoriamente, para receber cuidados habituais (incluindo medicamentos, autocuidado e fisioterapia), enquanto a outra metade recebeu tratamento quiroprático de até 12 semanas.
Após seis semanas de tratamento, aqueles designados para receber tratamento quiroprático relataram:
-
menor intensidade de dor
-
menos incapacidade e melhora na função
-
maior satisfação com seu tratamento
-
menor necessidade de analgésicos
A dor nas costas pode ser um problema complicado e, sem tratamento, pode piorar com o tempo desenvolvendo problemas e dores em outras regiões do corpo. A Quiropraxia pode ajudá-lo a chegar à raiz do problema, para que possa realinhar seu corpo ao desempenho ideal através de uma forma não-invasiva e holística.