Soccer-Header-TA-821069966.jpg

C O N C U S S Ã O

Concussão

Uma concussão é uma forma de lesão encefálica que causa alteração transitória ou repentina na função cerebral. O rápido movimento faz com que o tecido cerebral mude de forma, o que pode esticar e danificar as células cerebrais.

Esse dano pode causar alterações químicas e metabólicas nas células cerebrais, dificultando o funcionamento e a comunicação das células. Quando o cérebro é sacudido com violência suficiente, as células cerebrais são danificadas a ponto de não funcionarem corretamente.

Estudos estimam que aproximadamente 60 milhões de concussões ocorram no mundo anualmente por meio de esportes e atividades recreativas. Os efeitos de uma concussão não podem ser vistos em exames médicos, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada. É por isso que identificar biomarcadores cerebrais é fundamental para diagnosticar e monitorar adequadamente as concussões.

"Estudos estimam que aproximadamente 60 milhões de concussões ocorram no mundo anualmente por meio de esportes e atividades recreativas."

Você sabia que uma concussão pode causar problemas gastrointestinais, como má digestão ou prisão de ventre?

Lesão cerebral pode aumentar a permeabilidade intestinal, permitindo que marcadores inflamatórios entrem em nossa corrente sanguínea.

Uma concussão é mais do que uma lesão cerebral estática. Em vez disso, as concussões devem ser vistas como um processo de doença que pode levar a vários sintomas por todo o corpo, que podem não estar aparentemente relacionados.

Gardner e Yaffe, 2015

Concussão

Os sintomas mais comumente vistos são:

Dores de cabeça

Dificuldade de concentração

Fadiga

Confusão mental

Pressão na cabeça

Sensibilidade à luz

Tontura

Déficit de memória

Neuropatia periférica